quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Facebook or Real life!


Mas porque raio é que meio mundo utiliza o Facebook?
Parece que existe também meio mundo, que justifica isso, pelas razões mais "desóbvias",
"Isso é muito simples, tenho uma empresa e, o facebook ajuda-me a divulgar os meus produtos/serviços"
"Bom, sirvo-me do Facebook, apenas para estabelecer contactos profissionais, e assim aumentar a minha carteira de contactos"
"Ah, vou lá só para rever os meus amigos, que já não via hà imenso tempo"

Oh, mas que queridos, vão todos ao facebook, para rever os amiguinhos, que não veêm hà imenso tempo.
Parece ser uma boa razão, assim "at first sight", mas realmente que raio os leva a crer que apenas fazendo login e encontrando os seus amigos antigos, vais satisfazer o seu desejo de rever os seus amigos? será que ele sentiu o calor humano dessa revisão, ou o cheirinho a suor daquele amigo antigo, que quando andava na Primária, cheirava tão mal que por causa disso nunca falava com ele. Bom, secalhar achou que através do Facebook seria mais fácil de estabelecer contacto com ele, porque assim não tinha que lidar com aquele cheirinho gostoso.

A realidade é que a forma mais fácil que as pessoas encontraram de combater esta solidão parva, foi em utilizar o Facebook apenas para se sentirem parte integrante deste mundo de pessoas que têm 1255 amigos(mas que na realidade só têem 50), ou que passaram férias no Algarve com um grupo de amigos(e onde todas as fotos que postam, são todas de extrema alegria e diversão, mas que na realidade foi mais uma pose para a fotografia "Pessoal vamos tirar uma foto, façam todos um ar de malucos", e assim foi imposta a ilusão de que estavam a curtir imenso aquela noite).

Sei que estou a generalizar um bocado, e também sei que isto não acontece sempre, no entanto sei que todos utilizam o facebook, numa esperança de fazerem parte destes grupos que andam felizes da vida e onde todos são amigos uns dos outros.

Se formos a ver bem as coisas, porque criamos albuns de fotos "Viagem a Barcelona 09"? Porque achámos que estavamos tão bem nas fotos, que gostavamos de partilhar isso com o resto do mundo? Ou apenas porque queremos tanto fazer parte desta legião de pessoas que fazem viagens, que conhecem o mundo, que têem amigos, e sobretudo porque têem uma vida social extremanete activa?
Secalhar até estava bem naquela foto, que mostro as pernas (e que, com a sombra que estava a insidir sobre mim não se vê a minha celulite), pode ser isso, mas não é só isso.

Estamos perante, um grupo de pessoas que estão com sede de contacto, de amizade...E o
facebook, é sem dúvida a água que satisfaz "ilusóricamente"* essa sede. É uma ilusão tão grande que a sede continua lá.

Chegou a hora, de mudarmos esta ideia de estabelecermos contacto virtual com as pessoas, e começar a estabelecer contacto físico com as pessoas, onde se sentem as emoções, os cheiros, e apesar de serem desagradáveis, são reais.
E secalhar a solidão desaparece...

p.s: Este post foi inspirado noutro post, do nosso amigo Miguel Sousa Tavares-vejam: http://aeiou.expresso.pt/miguel-sousa-tavares=s23491






Um comentário:

Um Mundo à parte disse...

realmente amiga tens razão... Que tal começarmos a lidar uns com os outros mais presentemente. em que as emoçoes, os sentidos, os cheiros, estão lá bem visiveis, palpaveis e cheirosos. "SENTIR"
Se bem que cada vez mais temos de trabalhar, estudar, e o pouco tempo que resta às vezes para a familia e para nós próprios... mas há sempre os malucos, como eu, que fazem directas antes de trabalhar para aproveitar um pouco o tempo com os amigos... não somos os SUper homens nem as super mulheres, se bem que as mulheres conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo enquanto o homem só consegue uma. temos de gerir muito bem o tempo hoje em dia e tentar não deixar nada p trás se bem que às vezes é impossivel...
eheheh

beijo